Novo Núcleo de Teatro Novo Núcleo de Teatro História Informações Facebook NNT

Espreitar o Kantor...

Mais Kantor...


Chez Kantor

memória descritiva

O encenador polaco Tadeusz Kantor foi um dos artistas que melhor materializou uma das revoluções teatrais do séc. XX: a passagem do paradigma literário para o paradigma cénico como fundamento de teatralidade. As suas encenações perverteram as convenções do texto, da narrativa, da personagem, do edifício-teatro, da plástica figurativa, orquestrando o material teatral de forma performática e sempre questionando os mecanismos de representação.

Se o texto dramático pode ser lido como uma base de notação de um espectáculo, em Chez Kantor foram os espectáculos que serviram de base, a notação fixa sobre a qual variámos e interpretamos. Na casa de Kantor, poderia ter por subtítulo efeitos de superfície.

O processo foi dividido em três partes: primeiro uma introdução ao imaginário e aos dispositivos cénicos, através de textos, imagens e do seu espectáculo Classe Morta. Depois, o esquecimento de tudo e a experimentação em torno de alguns temas recorrentes: memória, guerra, teatro, contrastes, a relação entre o indivíduo e a comunidade, família, objectos. Os actores criaram material teatral em suspensão. Finalmente, retorna-se ao primeiro momento, mas agora materializado com gestos, palavras e presenças, a cenografia transfigura o espaço, os figurinos transformam os actores.

Não um somatório de cenas de outros espectáculos, não um documentário, mas uma variação sobre Kantor, entre a repetição e o inesperado.

Sem comentários: